segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

QUESTÕES HISTÓRICAS (II)

PARTE II

Os jesuítas, que acabaram por assumir também as funções políticas da Coroa Portuguesa no Brasil, tinham o poder de “Deus” nas mãos, os cristãos tinham domínio sobre a vida e a morte do Negro, sendo senhores destes que, passavam por humilhações e torturas inimagináveis. Dá-se ai a grande importância da reparação social, pois fica explícito, historicamente, que o preconceito se respalda nas tradições brancas e cristãs que dominavam o mundo até o século XVIII e mantém considerável poder político e filosófico até hoje. 
Em outras palavras, durante séculos, as tradições dominantes ditam que, as culturas relacionadas aos negros (seres sem alma) são sobretudo demoníacas, trevosas, sem função dignificadora e, tudo que vem do negro passa ser uma hipérbole e mesmo substituição do que é ruim.
Palavras como: Denegrir, Ovelha Negra, Magia Negra, entre muitas outras, são parte cotidiana do vocabulário de muitos brasileiros que, por vezes, não se dão conta do risco e mesmo, intensidade que estas expressões podem gerar na sociedade. Inconscientemente, taxamos o que vem do negro como algo que não nos serve, não nos é bom ou mesmo totalmente rebaixado (malévolo, sem moral).
Afinal, por que tornar negro é ruim? Pois, esse é o significado da expressão denegrir, palavra que é utilizada numa denotação negativa. A observação de todas essas questões, de jogos dominação política e social, faz com que sejamos capazes de enxergar a brutalidade que o homem pode assumir e causar ao outro, em prol de um pensamento, seja ele qual for, embasado em tradições cujo objetivo seja dominar ou expandir. As vezes, a qualquer custo.  Nesse conjunto conseguimos, talvez, entender porque o negro até hoje, é visto socialmente como inferior, vítima de preconceitos, maior porcentagem de homicídio (em discrepância), ou mesmo, com relação a distribuição de riquezas. Questões que são óbvias e indiscutíveis.
Por esses e outros motivos, cotas sócio-raciais nada mais são do que reparação!
Por esses e outros motivos que, a lei 10.639/03* é mais que essencial! E deve ser aplicada!
Por esses e outros motivos, os seguidores de cultos africanos são taxados com piadas!
Por todos os motivos, os seguidores de quaisquer religiões devem ser Respeitados. Não apenas tolerados.


TORTURAS...



Podemos afirmar com veemência que ainda existem pessoas que não sabem ou, ao menos, demonstram não saber que o negro não se submetia ‘de bom grado’ aos domínios exercidos pelos brancos, assim, todas as formas de manutenção e estruturação desse poder se fez necessário, inclusive as torturas físicas e orais, com a máxima humilhação possível.


Um dos meios mais comuns de castigo aos negros, que não cumpriam os seus papéis, se é que podemos chamar de 'comum', era o Tronco, onde o escravizado era amarrado e torturado com chibatas até que os seus senhores estivessem satisfeitos. Uma animalização. A tortura, obviamente, não vinha apenas dos meios físicos, mas as humilhações eram frequentes, pontapés, bofetões e xingamentos além dos estupros que num conjunto de atos tornavam o ser humano um objeto, um ser desprezível, inútil, triste e muito infeliz.
           O requinte de crueldade era o suficiente para manter certa “paz”, embasada no medo, entre as raças. Mas, mesmo assim, surgiriam levantes, guerrilhas, assassinatos e organizações, como os quilombos que reagrupariam os negros no afã de recuperar a sua humanidade.





  *LEI 10.639/03 - Acréscimo na Lei 9394/96
Art.26 - Nos estabelecimentos de ensino fundamental e médio, oficiais e particulares, torna-se obrigatório o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira.


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